workplan®   

                          soluções em treinamento

                                   51 32732022 - Porto Alegre - RS

 

COMUNICAÇÃO ASSERTIVA

Desenvolvendo segurança e autoconfiança nos relacionamentos na empresa

 

A assertividade é definida como auto-expressão por meio da qual a pessoa manifesta o que sente e pensa, defendendo seus direitos humanos básicos sem desrespeitar os direitos básicos dos outros.

Na comunicação humana, tanto o comportamento não-assertivo quanto o agressivo raramente ajudam as pessoas a conseguirem o que querem ou a fazerem com que os outros saibam o que sentem e precisam.

A pessoa não-assertiva (muitas vezes percebida como submissa ou passiva) frequentemente não se manifesta por pensar que o que tem a dizer não é importante ou pode trazer-lhe consequências negativas.

A pessoa agressiva acaba perdendo negócios, clientes e amigos, pois sua comunicação gera ressentimentos e hostilidade.

Já a pessoa assertiva, pode expressar discordância e insatisfação, mas, ao fazê-lo, direciona esses sentimentos ao comportamento ou questão – não à pessoa – e, sem constrangimento ou ansiedade; faz com que esta saiba exatamente o que deseja ou precisa  sem tentar dominar, humilhar ou insultar.

Este curso pretende ser o início do desenvolvimento da habilidade de dar respostas assertivas e honestas, que sejam adequadas à cultura, à situação e às outras pessoas envolvidas.

 

METODOLOGIA:

Participativa e vivencial. Serão utilizados questionários de auto-análise e “role-playings”, objetivando a aplicação do conteúdo do curso à realidade organizacional.


PROGRAMA:

 

1. A FILOSOFIA DA ASSERTIVIDADE


2. OS TRÊS ESTILOS POSSÍVEIS DE RESPOSTA
- Submissão, agressividade e assertividade
- Origem dos estilos de resposta
- Efeitos sobre outras pessoas

 

3. COMO RECONHECER OS ESTILOS DE RESPOSTA
- Emoção
- Linguagem verbal
- Expressão não verbal

 

4. COMPONENTES DA ASSERTIVIDADE
- Identificação dos direitos humanos básicos
- Confiança nos próprios direitos
- Autoconfiança e auto-estima

 

5. ASSERTIVIDADE VERBAL
- Habilidades de comunicação
- Falar sobre si mesmo
- Habilidade de escutar

 

6. ARGUMENTAÇÃO
- Escolha dos componentes relevantes
- Criação de argumentos assertivos

 

7. ELEMENTOS NÃO-VERBAIS DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA
- Elementos visuais: contato visual, expressão facial, gestos, postura, orientação do corpo e  distância corporal
- Elementos vocais: tom, velocidade, fluência e emoção

 

8. HABILIDADE PARA CONVERSAR
- Como fazer solicitações
- Como recusar pedidos
- Como iniciar uma conversa
- Como entrar em conversas já iniciadas

- Como mudar o assunto da conversa
- Como encerrar uma conversa
 

9. HABILIDADES DE PROTEÇÃO DA ASSERTIVIDADE
- Disco quebrado
- Ignorar o que convém
- Desarmar a raiva
- Separar os problemas


APRESENTAÇÃO: REGINA MANOPELLI MOURA,

com formação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pela Universidade de São Paulo. Especialização em Psicodrama Terapêutico e Sociodrama pela Assoc. Brasileira de Psicodrama e Sociodrama. Consultora Educacional e Gerente de Desenvolvimento na PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes – SP. Trabalhou como Responsável de Seleção, Treinamento e Desenvolvimento no Grupo Silvio Santos – Administração e Participações Ltda. 


 

Mais informações: (51) 32732022

Solicite orçamento para realização "in company"